CASAN apresenta investimentos de R$ 60 milhões para o Município de Indaial
fevereiro 20, 2026Imagens: acervo CASAN
Em reunião na Prefeitura de Indaial nesta sexta-feira (20), uma comitiva da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) apresentou planejamento de investimentos destinados à melhoria do Sistema de Abastecimento de Água no município. Participaram da agenda com o prefeito Silvio César da Silva, o vice-prefeito Jonas Lima, secretários e vereadores, o presidente Edson Moritz, acompanhado do diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, do gerente Regional do Vale do Itajaí, Rangel Barbosa e do chefe da Agência, Nelson Antônio Mello Filho.
Na ocasião, foram detalhadas as ações previstas, o cronograma previsto de obras e esclarecidas as questões relacionadas à intermitência no fornecimento de água, ocorrido há alguns dias. Os representantes da CASAN reforçaram o compromisso da Companhia em ampliar a capacidade operacional e aprimorar a infraestrutura para garantir maior regularidade no abastecimento.
O presidente Edson Moritz, informou que a Companhia já tem definidos projetos que somam cerca de R$ 60 milhões em investimentos para o município. Segundo ele, as obras já estão planejadas e estruturadas, com definição das melhorias que serão executadas. “Vamos trazer para Indaial investimentos importantes com equipamentos de alta tecnologia para o tratamento de água, seguindo a modernização que já estamos fazendo em outros municípios, como Araquari e Biguaçu. A CASAN já comprou o terreno para instalação de uma nova ETA, próximo do local da existente. Uma estação projetada para trazer mais segurança hídrica para Indaial”, reforça o presidente.
Entre os projetos previstos, além da revitalização da Estação de Tratamento de Água (ETA), que iniciou na última segunda-feira feira (16) com prazo de conclusão em 90 dias, destacam-se as obras de curto e médio prazo para ampliação e modernização da rede de água pelo método não destrutivo:
- Rede DN150 (Rua Bagé) – concluído e operando;
- Rede DN300 (atender Estrada Areias) – iniciou há uma semana, com previsão conclusão em 60 dias;
- Nova rede no Bairro Polaquia – início em 120 dias (comunidade não recebe água da CASAN).
E em médio e longo prazo, estão planejadas as obras para ampliação da disponibilidade e distribuição de água:
- Perfuração de dois Poços – fase de documentação e prazo de 90 dias para iniciar;
- Ampliação da Estação de Recalque de Água Tratada (ERAT 3) – que será executado por empreendedor e está em fase de contratação dos fornecedores, com previsão de iniciar a parte civil nos próximos 15 dias e prazo de conclusão em 120 dias;
- Nova Estação de Tratamento de Água (ETA) – foi protocolado pedido da Licença Ambiental de Instalação (LAI), após a licença inicia o processo licitatório e o prazo da obra são 12 meses.
Após a reunião, a comitiva fez visita técnica às instalações do Sistema de Abastecimentos e obras em andamento. O prefeito avaliou o encontro como positivo. “Visitamos as estruturas, apresentamos nossas demandas e cobramos providências. É importante que Indaial seja tratada com a atenção que merece. Fico satisfeito com a presença do presidente e com a sinalização de investimentos concretos para solucionar o problema”, afirmou.
O diretor de Operação e Expansão, Pedro Joel Horstmann, destacou a tecnologia empregada nas obras projetadas para a demanda atual e o crescimento da cidade. “A Estação de Tratamento de Água em aço inoxidável tem maior durabilidade. Além disso, a vazão prevista de 350 litros por segundo já está dimensionada prevendo o crescimento do município nos próximos 20 anos. Além disso, uma nova adutora está sendo instalada na cidade utilizando o método não destrutivo, uma tecnologia que permite o assentamento das redes de água sem abrir grandes valas ou danificar estruturas”.